Fale conosco

Recomendações para Manutenção dos Sistemas Solares Fotovoltaico

MANUTENCÃO E LIMPEZA DOS MÓDULOS:

Inspecione os módulos duas vezes ao ano para certificarse de sua integridade. Verifique se conexões elétricas estão bem apertadas e livres de corrosão.

As necessidades de manutenção dos módulos são mínimas, se ficar sujo, utilizar água e uma flanela de nylon para limpar o vidro, detergentes não abrasivos ou neutros podem ser utilizados para a remoção da sujeira mais persistente.

A eficiência do módulo depende diretamente da sua superfície fotossensível. Verifiqueo periodicamente, mantendoo livre de folhas ou sujeira. Lembrese: até mesmo a sombra projetada sobre o módulo por um fio telefônico pode reduzir sensivelmente sua capacidade.

6-Com-o-limpador-de-placas-fotovoltaicas-a-limpeza-pode-ser-feita-em-solo

VERIFICAÇÕES PERIÓDICAS A SER REALIZADAS PELOS PROPRIETÁRIOS DOS SITEMAS FOTOVOLTAICOS:

A.    Verificação de existência de poeiras, dejetos de pássaros ou outros detritos que estejam sobre os painéis fotovoltaicos. É importante analisar a existência destas sujidades pois estas podem influenciar significativamente na produção de energia.

B.     Verificação da existência de zonas quentes no inversor (dissipadores e/saídas de ar quente);

C.    Verificação dos vedantes das tampas de caixas e entradas de cabos;

D.    Verificar a existência de eventuais cabos danificados;

E.     Desligar e ligar o Inversor para verificar está ligando corretamente.

F.     Estas pequenas verificações aos sistemas fotovoltaicos que podem parecer minúsculas, porém terão grande contribuição para ajudar a prevenir avarias mais graves no futuro que podem ser irrecuperáveis.

 

MANUTENCÃO GERAL DO SISTEMA – EMPRESA ESPECIALIZADA:

A.    Verifique o estado dos módulos e inversores, se necessário, limpeos com água e uma flanela ou esponja de nylon para limpar (Não utilizar produtos alvejantes).

B.    Verificação das proteções eléctricas;

a.      Verifique rotineiramente as conexões dos componentes do sistema: módulos, inversores e quadros de cargas.

C.    Verificação do estado do inversor

a.      O inversor não exige grande manutenção, no entanto é aconselhável que se faça uma vez por mês uma inspeção na condição geral do equipamento.

b.     Verifique as informações mostradas pelos Inversores, revise as telas mostradas pelos equipamentos para verificação de alarmes e eventuais falhas,se necessário, limpeos.

 c.      Na inspeção do inversor deverá ser verificado a existência de sujidades (poeiras, flores ou outros detritos) que possam levar a uma perda de potência e a uma refrigeração insuficiente.

d.     Verificação dos dados que estão a ser enviados pelo inversor se são lógicos e se coincidem com os que estão visíveis no display do inversor.

e.      Limpeza da Aletas de Ventilação do Inversor: Na manutenção do inversor deverá ser verificada as aletas de ventilação. O inversor possui em ambos os lados aletas de ventilação. O inversor aspira o ar pelo ventilador na parte inferior e deixa escapa-lo pelo lado esquerdo. Por este motivo, é necessário efetuar a limpeza da aleta esquerda para que haja a dissipação de calor ótima do aparelho.

 

Lembrando que: As ações descritas acima devem ser realizadas por pessoas com experiência técnica em instalações elétricas, cabendo ao usuário final somente a operação de troca de lâmpadas, quando da queima das mesmas.

 

2



Contato

Envie sua mensagem para nós.

Informações

GOIÂNIA - GO - BRASIL

Av. 136 n° 761 11° Andar
Setor Sul, CEP 74.093-250
Goiânia – GO

TEL.: +55 62 3932 3239
BRASÍLIA - DF - BRASIL

SBS Qd. 2 n° 12 8° Andar
Ed. Prime, CEP 70.070-120
Brasília – DF

TEL.: +55 61 3011 4040

Goiânia

Brasília