Fale conosco

Brasil fabrica fogão solar para substituir o botijão de gás

Os gastos com gás em uma família com renda baixa chega a consumir até 40% da renda da casa. Pensando nisso foi criado o fogão solar, já que possuímos uma viabilidade econômica, técnica e ambiental para que o experimento seja feito e ganhe visibilidade.

A UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – produziu no laboratório do curso um fogão solar. O botijão pode ser substituído pelo fogão solar, assim a economia vem de maneira benéfica. O forno é feito de MDF, chapa com fibra de madeira, espelho e placa de metal, combinação de resina sintética com malha de ferro.

O equipamento desenvolvido pela universidade usa somente materiais de baixo custo em sua composição, tornando o seu custo de fabricação baixo. O resultado obtido foi um sistema capaz de transformar a radiação solar em calor, criando efeito estufa, onde o calor é usado para aquecer a água, cozinhar, secar ou assar alimentos.

Existem protótipos semelhantes a essas espalhadas no ambiente. São projetos de fornos, fogões e secadores desenvolvidos no laboratório do curso de Engenharia Mecânica da UFRN. No decorrer do último ano o botijão de gás sofreu um aumento na inflação e consome boa parte da renda das famílias, por isso a ideia do fogão é tão viável.

O custo total do fogão solar foi de 150 reais, o equivalente a dois botijões. O experimento assou nove bolos ao mesmo tempo com duração de uma hora e meia, um forno convencional gastaria menos tempo, mas não assaria uma grande quantidade. Foram assados diversos alimentos, como: pizza, bolo, lasanha e empanados. Todos os resultados foram convincentes.

Brasil fabrica fogão solar para substituir o botijão de gás

Os mesmos testes estão sendo feitos em outros países da África e Ásia e os resultados também são satisfatórios. O governo tem incentivado o uso do fogão solar pela população em geral, assim é possível diminuir o consumo de lenha, consequentemente os impactos prejudiciais ao meio ambiente são reduzidos.

A energia solar é uma energia social, abundante e renovável, pois está disponível para todos e jamais irá se acabar. Porém os investimentos nessa área são baixos. O fogão solar mesmo custando pouco para a fabricação e tendo um baixo custo de manutenção recebe poucos incentivos do governo brasileiro.

A Strom Brasil realiza projetos e soluções em energia solar fotovoltaica, se preocupa com o consumidor e com o meio ambiente. Se você possui interesse em um sistema fotovoltaico, entre em contato com a nossa equipe, tenha um atendimento personalizado e solicite seu orçamento pelo e-mail: proposta@strombrasil.com.br Ah, não se esqueça de nos seguir no Facebook e Instagram!



Contato

Envie sua mensagem para nós.

Informações

GOIÂNIA - GO - BRASIL

Av. 136 n° 761 11° Andar
Setor Sul, CEP 74.093-250
Goiânia – GO

TEL.: +55 62 3932 3239
BRASÍLIA - DF - BRASIL

SBS Qd. 2 n° 12 8° Andar
Ed. Prime, CEP 70.070-120
Brasília – DF

TEL.: +55 61 3011 4040

Goiânia

Brasília