10 dicas para reduzir o consumo de energia elétrica

Reduzir o consumo de energia, tanto em casa quanto no trabalho, é um dos grandes desafios que todos nós temos em nosso dia a dia. Cada pessoa, cada local de trabalho, cada casa, possui seu próprio ritmo e possuem diferentes formas de trabalho. Muitas vezes, reduzir o consumo de energia fica complicado pela falta de agrupamento de categorias.

Provavelmente este é um problema pelo qual você está passando em casa ou na sua empresa. É bem comum que estabelecimentos comerciais acabem gastando mais energia que o necessário. Resultando em altos custos com energia elétrica, uma das despesas operacionais mais caras.

Um dos principais motivos para os excessos é o desconhecimento. Especialmente por parte dos funcionários e executivos em cargos de liderança. Acaba que ó setor financeiro é sempre o maior prejudicado e, consequentemente, preocupado. O que, geralmente, é uma realidade bem distante do dia a dia dos colaboradores.

Como reduzir o consumo de energia

Não entender ou saber controlar os gastos, tanto em casa quanto na empresa, pode acabar causando um grande ‘rombo’ no orçamento. E para que isso não aconteça, de forma alguma, é necessário dimensionar a receita que precisa ser gerada para garantir a quantidade necessária e adequada de luz.

Provavelmente o primeiro paradigma que deve ser transformado é a criação de um movimento favorável à utilização consciente. Assim, coloca-se por terra a ideia de que a conta de energia é um gasto alto e inevitável da empresa. Criando métodos de educação contínua sobre o tema, será possível instruir colaboradores e sócios para que mudem seus comportamentos. Iniciando uma nova cultura na empresa.

1 – Aposte em Energia Solar

A primeira dica para quem pensa em reduzir o consumo de energia, a longo prazo, é o investimento em energia solar. Além de ser altamente benéfica para o meio ambiente, possui um retorno sobre investimento bastante significativo.

2 – Auditoria para reduzir o consumo de energia

Empresas especializadas são uma excelente opção para quem quer identificar problemas e desperdícios. A partir dos resultados das análises você vai poder trabalhar com diferentes escalas e rotinas. Além de aproveitar melhor os recursos naturais e conseguir conscientizar os colaboradores.

3 – Ajude seus colaboradores a reduzir o consumo de energia

De nada a adianta se, em casa ou no trabalho, apenas os líderes trabalharem com as possibilidades de redução de gastos de energia. A economia só pode ser realizada em grupo. Estabeleça programas de recompensa para aqueles que se envolverem com um projeto sustentável.

4 – Cuidado os aparelhos de ar-condicionado e stand-by

Aparelhos eletrônicos em stand-by e ar-condicionado costumam gastar mais energia do que pensamos. No caso dos condicionadores de ar, tenha certeza de realizar manutenções e limpeza de filtros com a frequência aconselhada pelo fabricante.

Isso porque quando eles estão sujos costumam precisam de mais energia para funcionar na potência adequada, além de prejudicar a qualidade do ar. Em épocas de maior calor, os filtros precisam ser trocados mais vezes, principalmente no caso de aparelhos centrais, que funcionam por muitas horas, diariamente.

Lembre-se: não é preciso deixar televisores, computadores e aparelhos de ar-condicionado ligados depois do fim do expediente ou ao sair de casa. Sabe aquelas luzinhas que ficam ligadas nos aparelhos? Então, elas consomem energia! Esses, aparentemente, inofensivos esquecimentos, são terríveis vilões contra a baixa na sua conta de energia.

5 – Aproveite a luz natural e instale sensores de ocupação

Janelas são muito bem-vindas! Por isso, aproveite ao máximo a arquitetura da sua casa ou empresa. Assim você será capaz de reduzir o consumo de energia. Também existem projetos de conforto climático que usam cortinas específicas, elas permitem a entrada de luz e bloqueiam o calor. Um jeito superbacana de diminuir o uso do ar-condicionado, por exemplo.

Além disso, instalar sensores de ocupação pode ser muito vantajoso. No caso de banheiros, cozinhas, estacionamentos, corredores, refeitórios, lugares com menor frequência. Tanto em empresas quanto em residências. Essa é uma boa alternativa para economizar energia.

6 – Use notebooks ao invés de desktops e reduza a utilização da impressora

Os notebooks consomem 80% menos energia que os desktops. Por isso, sempre que possível, faça a substituição. Diminuir o uso da impressora, além de ajudar a reduzir os gastos energéticos, vai ajudar a economizar papel, tinta/toner. Lembrando que contratos podem ser assinados de forma digital e em caso de extrema necessidade, imprima dos dois lados da folha.

7 – Cuidado com o uso da geladeira

Outra forma de reduzir o consumo de energia é deixar a geladeira com menos produtos. Quando ela está muito cheia exige potência total, consumindo mais energia. Por isso, procure manter apenas o necessário refrigerado. Assim como evitar abrir a porta muitas vezes ao longo do dia. Ah, verifique se a borracha de vedação está funcionando corretamente, já que da forma correta evita desperdício de energia.

8 – Isolamento térmico na construção

Itens como: tintas, telhas específicas e plantas são ótimos aliados para auxiliar no isolamento térmico dos ambientes. Consequentemente, auxiliando a reduzir o consumo de energia, já que o ambiente estará “naturalmente” climatizado, dispensando o uso de ventiladores e aparelhos condicionadores de ar.

9 – Home Office pode ser interessante em alguns momentos

Além de diminuir custos com transporte, energia, climatização, ainda é uma excelente opção para reduzir o consumo de energia elétrica na empresa. É uma alternativa interessante para datas específicas, como feriados e “ponto facultativo” e meio período.

10 – Invista em nuvens!

Outra solução para reduzir o consumo de energia é investir em nuvens. Os custos com servidores e gabinetes, em empresas, pode ser bem alto. Especialmente quando os aparelhos ficam ligados em standby, como no caso de um servidor que não pode ser desligado todos os dias. Por isso, ter tudo na nuvem facilita o acesso remoto e ajuda a economizar muito no final do mês.

A Strom Brasil realiza projetos e soluções em energia solar fotovoltaica, se preocupa com o consumidor e com o meio ambiente. Se você possui interesse em um sistema fotovoltaico, entre em contato com a nossa equipe, tenha um atendimento personalizado e solicite seu orçamento pelo e-mail: proposta@strombrasil.com.br. Ah, não se esqueça de nos seguir no Facebook e Instagram!



Contato

Envie sua mensagem para nós.

Informações

GOIÂNIA - GO - BRASIL

Av. 136 n° 761 11° Andar
Setor Sul, CEP 74.093-250
Goiânia – GO

TEL.: +55 62 3932 3239
BRASÍLIA - DF - BRASIL

SBS Qd. 2 n° 12 8° Andar
Ed. Prime, CEP 70.070-120
Brasília – DF

TEL.: +55 61 3011 4040

Goiânia

Brasília