Orientação Solar

Orientação Solar

A quantidade de eletricidade produzida por uma unidade fotovoltaica está diretamente relacionada com a radiação solar disponível. Assim, quanto maior a disponibilidade dos recursos solares maior será o potencial da produção de eletricidade. É portanto evidente que os painéis fotovoltaicos necessitem de ser instalados segundo a direção dos raios solares. A produção do painel é máxima quando este se encontra instalado perpendicularmente em relação aos raios solares.

A orientação do sistema fotovoltaico tem como objetivo maximizar a radiação solar incidente nos painéis, maximizando a produção de eletricidade. As instalações do hemisfério sul devem ser direcionadas para norte e vice-versa. O ângulo de inclinação ótimo para os painéis é um valor próximo da latitude do local da instalação. No Brasil estes sistemas deverão ser direcionados para norte com um ângulo de montagem no valor da latitude do local da instalação.

entenda-qual-é-a-melhor-orientação-solar

A utilização de sistemas que seguem a posição do sol traduz um aumento na produção de eletricidade. Em dias de céu limpo esse aumento pode atingir valores próximos a 30%, sendo máximo na estação de Verão. Estes sistemas podem ser orientáveis segundo um ou dois eixos. A complexidade da orientação sobre dois eixos reduz a utilização dos mesmos, sendo preferíveis sistemas de orientação de apenas um eixo.

A presença de peças móveis reduz consideravelmente a fiabilidade e aumenta a necessidade de manutenção. Consequentemente, o investimento inicial destes sistemas é superior face aos sistemas fixos. Portanto, deve ser realizado um estudo com o intuito de encontrar o melhor sistema do ponto de vista técnico – econômico.

venta-sistemas-seguidores-solares

Em termos de orientação os painéis deverão estar colocados de forma a terem a maior exposição solar possível.

A inclinação dos painéis depende do fim a que estes se destinam. Em sistemas isolados (sem ligação a rede, ou offgrid) a inclinação recomendada é de +15º da latitude do local de instalação, uma vez que nestes casos o fornecimento de energia no Inverno é fundamental. Em sistemas ligados a rede a inclinação recomendada é de acordo com o valor da latitude do local de instalação, pois nestes casos o objetivo principal é a maximização da produção anual de energia.

solicite seu orçamento



Contato

Envie sua mensagem para nós.

Informações

GOIÂNIA - GO - BRASIL

Av. 136 n° 761 11° Andar
Setor Sul, CEP 74.093-250
Goiânia – GO

TEL.: +55 62 3932 3239
BRASÍLIA - DF - BRASIL

SBS Qd. 2 n° 12 8° Andar
Ed. Prime, CEP 70.070-120
Brasília – DF

TEL.: +55 61 3011 4040

Goiânia

Brasília