Energia sustentável pode ser gerada na sua casa

A energia solar é o recurso mais abundante que existe na face da Terra, uma energia limpa, renovável e sustentável. A geração de eletricidade usando a luz solar ocorre através de uma tecnologia amplamente testada e desenvolvida desde o século XIX. O Brasil é um dos países com maior incidência de raios solares no mundo, o que favorece bastante a produção desse tipo de energia.

Criada a partir da luz solar , a corrente é captada e transformada em eletricidade. Dentre as tecnologias mais usadas pela energia solar está a energia solar fotovoltaica, que por exemplo,  os raios do sol atingem uma célula fotovoltaica e já se cria a eletricidade.

Segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), se todo o potencial de geração de energia solar nos telhados das residências brasileiras fosse aproveitado, teríamos energia o suficiente para suprir duas vezes todo o consumo residencial do País.

A diferença entre sistemas fotovoltaicos de energia solar residenciais, comerciais, industriais e rural é a potência necessária para geração da necessidade elétrica de cada um.

Benefícios da energia solar fotovoltaica

Por se tratar de um sistema solar é utilizada energia limpa e pura. A instalação dos painéis em casas ou empresas ajuda a combater as emissões de gases do efeito estufa e reduz a dependência dos combustíveis fósseis, como o carvão, petróleo e gás natural.

Segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o sol manda em media 4.000 vezes a energia que consumimos em um ano, isso torna essa energia abundante e inesgotável. São evidentes os benefícios de se ter um sistema assim como gerador de energia na sua casa, sete de cada 10 brasileiros já ouviram falar do sistema e quatro pretendem implantar.

Energia solar – como funciona

 

 

Quando a luz solar atinge o painel de uma instalação fotovoltaica os módulos convertem a luz do sol em eletricidade. O consumo diário da instalação será o mesmo. Não importando se a energia consumida vem da concessionária de distribuição de energia das placas fotovoltaicas .

A corrente contínua que é gerada pelos painéis fotovoltaicos é encaminhada até um equipamento instalado chamado inversor. A sua função é converter a corrente contínua que chega em corrente alternada e injetar no quadro geral de energia, que alimenta a maioria dos pertences da instalação e equipamentos elétricos e eletroeletrônicos.

No período do dia se o sistema fotovoltaico produz mais energia do que é consumido pela instalação, a eletricidade em excesso é injetada na concessionária de distribuição convencional. Ao acontecer isso o relógio de medição mede a energia injetada. Assim a distribuidora gera créditos que ao final do mês é resgatado em sua conta de luz, podendo chegar a até zerar sua conta.

Quando não se tem a produção de energia solar, no caso da noite, ou quando o consumo de energia está sendo maior do que o produzido pelo sistema fotovoltaico, a eletricidade extra é consumida da rede elétrica de distribuição convencional, como normalmente é feito.

Instalando um sistema solar fotovoltaico, a única diferença notada será na redução da conta de energia ao final do mês. Investir em algo assim é uma escolha inteligente, pois o retorno é garantido ao se explorar a forma mais abundante e gratuita de energia na Terra atualmente. A energia solar beneficia o meio ambiente, a sociedade e você.



Contato

Envie sua mensagem para nós.

Informações

GOIÂNIA - GO - BRASIL

Av. 136 n° 761 11° Andar
Setor Sul, CEP 74.093-250
Goiânia – GO

TEL.: +55 62 3932 3239
BRASÍLIA - DF - BRASIL

SBS Qd. 2 n° 12 8° Andar
Ed. Prime, CEP 70.070-120
Brasília – DF

TEL.: +55 61 3011 4040

Canais Oficiais

Goiânia

Brasília