Energia solar nas favelas brasileiras está se tornando realidade

A energia solar não é capaz “apenas” de fazer do mundo um lugar muito mais limpo e saudável. Ela é, também, capaz de transformar vidas! E isso é o que o belga Pol Dhuyvetter pretende ao inserir a energia solar nas favelas brasileiras.

Já falamos um par de vezes sobre como a energia solar é importante para a sustentabilidade, especialmente por ser inesgotável, já que vem do Sol. Assim como não deixa resíduos na natureza, como as produções de energias “tradicionais”.

De forma geral, esses são benefícios em prol de toda a humanidade, a curto e longo prazo. Uma vez que os problemas climáticos estão cada vez mais drásticos. Como a tempestade de granizo que deixou carros quase soterrados na cidade de Guadalajara, no México.

Um fenômeno absurdamente incomum, ainda mais se tratando de uma cidade conhecida, tipicamente, por seu clima quente.

Energia Solar nas Favelas Brasileiras

energia solar nas favelas brasileiras

Apesar de ser de importante valia conversar e tomar atitudes relacionadas à humanidade, de forma generalizada, também é importante que comecemos a falar sobre problemas em menores esferas.

Como o caso de milhares de famílias que vivem em um mundo – quase – isolado de todo o resto. São pessoas que dividem os mesmos espaços geográficas que eu ou você, mas que não possuem acesso a certas “regalias” indispensáveis nos dias de hoje, como: geladeiras, chuveiros elétricos, televisão, acesso irrestrito à internet… Ou, quando possuem, os preços estão bem longe de serem acessíveis.

Mesmo sabendo que o “brasileiro sempre dá o seu jeitinho”, é de jeitinho em jeitinho que os problemas, que deveriam ser resolvidos de imediato, acabam se tornando uma gigante bola de neve. E, porque não dizer, o grande elefante branco no meio das salas.

Mas essa é uma realidade que está com os dias contados!

Graças a um projeto que promete instalar mecanismos de produção de energia solar nas favelas. O idealizador é o belga Pol Dhuyvetter. E ele tem como objetivo principal tornar as favelas independentes das concessionárias de energia elétrica.

A cooperativa

energia solar nas favelas brasileiras

Para isso, ele está à frente da primeira cooperativa de geração de energia solar do Brasil, localizada no Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro (RJ).

A cooperativa de energia solar nas favelas brasileiras, se chama Revolusolar. Segundo a BBC Brasil, ela já conta com dois estabelecimentos locais que, além de usarem a energia solar nas favelas, também vendem para a Light (concessionária local) durante o dia, quando a produção é maior que o consumo.

Dhuyvetter é morador do Morro da Babilônia, e chegou lá depois de várias tentativas frustradas de alugar um apartamento em Copacabana sem fiador. Em breve, o belga pretende cobrir com painéis solares o centro comunitário e o posto de saúde locais.

De acordo com ele “os moradores decidirão qual o preço e o que fazer com o lucro obtido pela cooperativa”.

As altas tarifas

energia solar nas favelas brasileiras

A energia solar nas favelas brasileiras vem como um sopro de esperança, para sair do sufoco das altas tarifas de energia. Especialmente porque a brasileira está entre as mais caras do mundo. De acordo com dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio, o preço é 46% superior à média internacional.

O visionário belga acredita que o projeto de energia solar nas favelas brasileiras iniciado na Babilônio vai servir como inspiração para outras comunidades do país.

A Strom Brasil realiza projetos e soluções em energia solar fotovoltaica, se preocupa com o consumidor e com o meio ambiente. Se você possui interesse em um sistema fotovoltaico, entre em contato com a nossa equipe, tenha um atendimento personalizado e solicite seu orçamento pelo e-mail: proposta@strombrasil.com.br. Ah, não se esqueça de nos seguir no Facebook e Instagram!



Contato

Envie sua mensagem para nós.

Informações

GOIÂNIA - GO - BRASIL

Av. 136 n° 761 11° Andar
Setor Sul, CEP 74.093-250
Goiânia – GO

TEL.: +55 62 3932 3239
BRASÍLIA - DF - BRASIL

SBS Qd. 2 n° 12 8° Andar
Ed. Prime, CEP 70.070-120
Brasília – DF

TEL.: +55 61 3011 4040

Goiânia

Brasília