O que é uma cooperativa de energia solar e como funciona?

Uma cooperativa de energia solar é o conjunto de várias pessoas (consumidores) para a instalação de um sistema fotovoltaico. Esse sistema será compartilhado entre todas as partes que fazem parte da cooperativa.

As regras para facilitar o acesso de consumidores à geração da própria energia têm incentivado ainda mais a criação de cooperativas. Consequentemente, o número de pessoas que passaram a se beneficiar com a energia solar cresceu significativamente.

Sabendo do atual momento pelo qual o país está passando, é interessante a busca por alternativas que nos ajudem a economizar. Especialmente de formas que não agridam o meio ambiente e, obviamente, maneiras acessíveis financeiramente.

Cooperativa de Energia Solar

Uma das principais vantagens da cooperativa de energia solar é que toda energia excedente poderá ser transformada em créditos. Assim, os cooperados e consorciados em outras unidades distantes da unidade geradora, por exemplo, podem se beneficiar com a redução nos gastos na conta de luz.

Quando falamos em cooperativa de energia solar, falamos em várias pessoas juntas em prol de um bem maior. Como você já sabe, a energia solar fotovoltaica é um sistema de produção de energia limpa, sustentável e inesgotável.

Por todos os seus benefícios, a produção de energia renovável está se popularizando e se tornando tendência. Motivos suficientes para acreditar que cada cooperativa de energia solar tem importante papel nesse crescimento.

É bom para todo mundo

De acordo com Daniel Vieira, especialista em regulação da Aneel, por causa das cooperativas os consumidores puderam passar a contar com mais uma forma de produzir a própria energia e usufruir dos créditos.

Não apenas, para o analista de gerência técnica da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Marco Olívio Morato de Oliveira, esse tipo de cooperativa de energia solar chega a economizar até 30% para sua implantação.

Como criar uma cooperativa de energia solar

O que é uma cooperativa de energia solar e como funciona?

Vieira também explica que para se compor e criar uma cooperativa de energia solar é preciso reunir um grupo de pessoas ou três empresas e identificar o consumo atual de cada uma. Ao concluir esta etapa, as partes interessadas devem entrar em contato com uma empresa especializada, como a Strom, para obter uma avaliação precisa e encontrar a melhor e mais viável alternativa para cada caso.

Com a decisão de qual o melhor sistema fotovoltaico para a cooperativa, será feita a instalação completa. Além de ser informada à concessionária de energia da sua cidade sobre a divisão da energia gerada entre os consumidores.

A partir do momento que a instalação é realizada, os cooperados e consorciados poderão desfrutar da economia e de todos os benefícios gerados pela energia solar fotovoltaica, no mínimo, pelos próximos 25 anos.

Cooperativa de energia solar personalizada

O que é uma cooperativa de energia solar e como funciona?

As empresas responsáveis pela instalação dos sistemas de geração de energia solar fotovoltaica são capazes de dimensionar o equipamento necessário de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.

Dessa forma, é possível gerar energia para diversos tipos de locais, a exemplo de casas, comércios, empresas, apartamentos, áreas comuns, etc. Os sistemas podem ser instalados, inclusive, em locais externos.

E mais, de acordo com dados da Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica], estima-se que a geração de energia solar fotovoltaica pelo próprio consumidor tende a crescer e deve chegar a 1,2 milhão de unidades consumidores, só no Brasil, até 2024.

A Strom Brasil realiza projetos e soluções em energia solar fotovoltaica, se preocupa com o consumidor e com o meio ambiente. Se você possui interesse em um sistema fotovoltaico, entre em contato com a nossa equipe, tenha um atendimento personalizado e solicite seu orçamento pelo e-mail: proposta@strombrasil.com.br. Ah, não se esqueça de nos seguir no Facebook e Instagram!



Contato

Envie sua mensagem para nós.

Informações

GOIÂNIA - GO - BRASIL

Av. 136 n° 761 11° Andar
Setor Sul, CEP 74.093-250
Goiânia – GO

TEL.: +55 62 3932 3239
BRASÍLIA - DF - BRASIL

SBS Qd. 2 n° 12 8° Andar
Ed. Prime, CEP 70.070-120
Brasília – DF

TEL.: +55 61 3011 4040

Goiânia

Brasília