Como usar energia solar: 8 perguntas comuns e suas respostas

Como usar energia solar? Essa é uma das principais dúvidas de novos investidores. Mas não se preocupe, não se trata de nenhum bicho de sete cabeças. Muito menos de algo tão específico e técnico que ninguém entende. A primeira coisa que você precisa saber é que um sistema de energia solar é capaz de gerar energia elétrica a partir da radiação solar.

De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) já são mais de 30 mil novos sistemas fotovoltaicos conectados às concessionárias até o final de junho deste ano. Esse é um número que só cresce desde 2012. Mas, sabe por que isso acontece?

Se juntarmos a redução anual e contínua para aquisição de um sistema solar no Brasil mais o rápido aumento das bandeiras tarifárias a resposta é simples: economia. Para te ajudar a entender um pouco mais sobre como usar energia solar, separamos algumas perguntinhas já com as respostas [claro!]. Continue lendo:

1 – Quanto tempo demora para ter retorno do meu investimento?

como usar energia solar

A durabilidade média de um sistema de energia solar é de 25 anos. Por ser um país tropical, com bastante incidência da luz solar, a média de retorno é de três anos. Para fazer esse cálculo, também é considerada a tarifa aplicada de cada distribuidora de energia. As cinco melhores cidades para payback são:

  1. João Pessoa – 3,09 anos
  2. Belém – 2,87 anos
  3. Manaus – 2,79 anos
  4. Teresina – 2,78 anos
  5. Grande Rio de Janeiro – 2,70 anos

Para esses cálculos foram levados em consideração os seguintes critérios: valores vigentes das tarifas residenciais; valores médios de investimento e o custo evitado com o sistema fotovoltaico para cada concessionária; condições ideais de instalação, como inclinação, orientação e ausência de sombreamento.

2 – Instalar um sistema de energia solar demora?

Não! A instalação é realizada em poucas etapas e não é preciso fazer reformas nem mexer na estrutura do local. Além disso, a instalação é realizada em torno de três dias e não gera ruídos!

3 – Como funciona a manutenção?

como usar energia solar

Os sistemas de produção de energia fotovoltaica funcionam 12h por dia. As placas geram energia diariamente e a manutenção é muito pouca. Inclusive, o recomendado é que a manutenção seja feita pelo próprio dono! Afinal, é só lavar os módulos a cada seis meses, com água e vassoura de cerdas macias. Isso quando a chuva não se encarrega da limpeza, como nos casos de pássaros e poluição.

4 – Como usar energia solar na minha empresa?

Você tem a opção de comprar um sistema de forma direta. Ou fazer um financiamento. Aliás, as primeiras linhas de crédito para incentivar o consumo de energias renováveis foram para empresas. Atualmente, praticamente todos os bancos brasileiros oferecem financiamento de energia solar empresarial.

Como exemplo, podemos citar o Proger Urbano Empresarial, do Banco do Brasil. Que tem como público empresas de micro, pequeno e médio porte, com faturamento bruto de, no máximo, R$10 milhões/ano.

O valor máximo liberado é de até R$1 milhão. Limitado à 80% do projeto de investimento e pode ser financiado em até 72 vezes, com carência de 12 meses.

5 – Como usar energia solar à noite?

A produção de energia solar só pode ser realizada durante o dia, afinal, aqui no planeta Terra só temos – teoricamente – 12 horas de incidência dos raios solares por dia. Mas, e aí? Como usar energia solar à noite se não tem sol?

A questão é que, durante o dia – muitas vezes – o sistema de produção de energia fotovoltaica instalada gera energia suficiente para suprir suas necessidades durante o dia e à noite. Mas isso não quer dizer que a energia vai ficar guardada em uma caixa do lado de fora de casa. Na verdade, no período noturno você irá usar a energia oferecida pela concessionária.

É aí que entra a tal da geração distribuída. Isso quer dizer: toda energia que é produzida no seu sistema e não é utilizada ao longo do dia é enviada à distribuidora de energia da localidade. Assim, toda essa energia enviada será transformada em créditos. No final do mês, os créditos gerados serão computados e vão abater o valor da sua conta de energia.

6 – Como funciona um sistema de energia solar?

como usar energia solar

  1. A luz solar é captada pelos painéis fotovoltaicos e geram corrente elétrica.
  2. Essa corrente elétrica é enviada para o inversor.
  3. O inversor tem como função adequar essa corrente para o padrão que é consumido no local.
  4. Ela é uma energia limpa, pura, estável e de qualidade. Então, é injetada no quadro de energia e distribuída para todo o local.
  5. A energia gerada que não é consumida (o excesso) é enviada para a concessionária da região. Lá ela será armazenada e ficará como crédito para ser usada quando necessário. Esses créditos são contabilizados por um medidor bidirecional instalado pela distribuidora de energia depois da vistoria.

7 – Como usar energia solar para fazer a conta de ficar mais barata?

Depois de instalar um sistema fotovoltaico, automaticamente sua conta de energia chegará mais barata todos os meses. Pelo menos pelos próximos 25 anos. Isso só porque ainda não foi descoberto um jeito de tornar as placas solares eternas. Afinal, tudo o que fica constantemente exposto ao sol, com o passar do tempo, envelhece, estraga ou se danifica.

As placas solares são fabricadas com um material chamado silício, que também sofre o processo de oxidação quando exposto continuamente ao sol. Antes de se desesperar, achando que seus painéis vão ser perdidos rapidamente, saiba que os fabricantes garantem 80% de eficiência para painéis com 25 anos de uso.

Os números explicam: a média é que as placas percam 3% da sua eficiência no primeiro ano de exposição ao sol. Nos anos seguintes, a média é de 0,5% por ano.

8 – É caro instalar um sistema de energia solar?

como usar energia solar

O custo vai variar com o consumo elétrico de cada proprietário. Por exemplo, é fácil imaginar que um sistema de produção de energia fotovoltaica será mais caro para uma empresa do que para uma residência com 4 moradores.

Outras observações são analisadas, como o tamanho, inclinação e direção do telhado. Além de tantas outras. Por isso, sempre será necessário solicitar um orçamento.

Ainda ficou com dúvidas? Fala com a gente!

Facebook | Instagram | Twitter



Contato

Envie sua mensagem para nós.

Informações

GOIÂNIA - GO - BRASIL

Av. 136 n° 761 11° Andar
Setor Sul, CEP 74.093-250
Goiânia – GO

TEL.: +55 62 3932 3239
BRASÍLIA - DF - BRASIL

SBS Qd. 2 n° 12 8° Andar
Ed. Prime, CEP 70.070-120
Brasília – DF

TEL.: +55 61 3011 4040

Goiânia

Brasília